Agenda

Oficina A invenção de uma outra natureza

Quantas histórias moram em um único ser vivo? Quantas ideias ele pode nos dar? E se nos voltássemos para os corpos dos animais e vegetais para podermos imaginar e inventar outros corpos para nós mesmos?

É a partir dessas concepções que o programa Educativo do BDMG Cultural
promove gratuitamente a oficina A invenção de uma outra naturezacom a artista, contadora de histórias, autora e educadora Stela Barbieri. As aulas serão oferecidas especialmente para educadoras e educadores da rede de ensino público do Estado de Minas Gerais.

As inscrições começam hoje (16/03) e vão até o dia 19 de março, via formulário online. Os encontros serão realizados pela plataforma Zoom, nos dias 22, 24 e 26 de março de 2021. Os participantes receberão certificado. 

 

A proposta das oficinas do programa Educativo 2021 é desenvolver, ao final, produtos e materiais que possam ser utilizados em sala de aula ou para pensar conteúdos posteriores, multiplicando, assim, as fabulações de cultura que serão desenvolvidas em coletivo. O resultado final da oficina A invenção de uma outra natureza será um dicionário visual de plantas e insetos, além de um baile de máscaras virtual – com máscaras produzidas em conjunto a partir do dicionário

Essa atividade faz parte do Ciclo 01 do Educativo 2021: Fabulações da Natureza. 

Sobre a oficina 

Debruçando-se em narrativas da natureza e criando uma série de personagens a serem investigados, os encontros se dividirão entre momentos de diálogos, estudos e ateliês. O propósito é encontrar caminhos para a imaginação e a invenção, abrindo espaço para a construção de contextos escolares de aprendizagem inventiva e de transformação. “Vamos, ao longo desses encontros, pensar juntos no lugar de invenção que a natureza tem”, resume Stela. 

Período de inscrições16 a 19 de março
Divulgação dos resultados: 21 de março
Datas da oficina: 22, 24 e 26 de março, de 19h às 21h
Para mais informações: educativocultural@bdmg.mg.gov.br

________________________________________________________________________

Resultado

Louise Rochebois
Stéphany Santos
Izabella Coelho
Valéria de Freitas
Gustavo Fiorini
André Costa
Núria Camargos
Rosilene Souza
Daniele Fernandes
Monelise Vilela
Rosana Pereira
Júlia Pugliesi
Mariane Farias
Alexandre Carneiro
Daniel Momoli
Graziele Souza
Patricia Ferreira
Ana Rita Murta
Bruna Helena
Angela Gonçalves
Maria Luiza da Costa
José Fernando Marcelino