Agenda

O universo musical de Vladimir Jankélévitch

Em parceria com o professor e pesquisador Clovis Salgado Gontijo, o BDMG Cultural incentiva a palestra seguida de recital “O universo musical de V. Jankélévitch, que será realizada no dia 03 de maio, às 17h20, na Escola de Música da UFMG. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição.

No programa, o palestrante aborda obras de Liszt, Fauré, Debussy, De Falla, Scriabin e Mompou, sob a ótica do filósofo Vladimir Jankélévitch. A ação integra o Projeto Viva Música, desenvolvido pela Escola de Música da UFMG.


Sobre o professor

Professor assistente e pesquisador do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Clovis Salgado Gontijo possui dupla formação em Música e Filosofia. Mestre em Música pela Texas Christian University e Doutor em Estética e Teoria da Arte pela Universidad de Chile, teve sua tese de doutorado publicada sob o título Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável (Loyola, 2017). Traduziu e prefaciou A música e o inefável (Perspectiva, 2018) e Em algum lugar do inacabado (Perspectiva, 2021), de Vladimir Jankélévitch. Contribuiu, ao longo de um ano, para a Revista Família Cristã, com artigos dedicados a possíveis conexões entre arte e espiritualidade. Atualmente, coordena o grupo interdisciplinar de pesquisa “Mística e Estética” (FAJE), cadastrado pelo CNPq, e integra o círculo internacional de estudos Susanne K. Langer. Além de seus trabalhos acadêmicos, voltados, sobretudo, ao estudo e à tradução de obras de Jankélévitch e Langer, à Filosofia da Música, às poéticas noturnas, à mística cristã e aos limites da linguagem discursiva, dedica-se a projetos socioculturais e à escrita, tendo publicado o livro de contos “L” de Diferença (Quixote+Do, 2020), dirigido ao público jovem.