Agenda

Oficina Cohabitar – desenho e escrita

No dia 21 de março, em diálogo com a exposição “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres artistas no acervo do BDMG Cultural”, o Programa Educativo promove a oficina “Cohabitar – desenho e escrita” com a artista Juliana Gontijo na Galeria de Arte.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e exclusiva para todas as mulheres.

Juliana Gontijo convida todas as mulheres para a vivência que vai utilizar imagens e textos da obra “Não sou idêntica a mim mesma”, da artista e poeta Ana Cristina Cesar, para criar composições de imagens-palavras que expressem a subjetividade de cada participante. Na sequência, será montada uma composição colaborativa com fragmentos e recortes do trabalho de cada uma das participantes para formar um desenho coletivo, que será doado para o acervo de artes visuais do BDMG Cultural

Sobre a oficina

A partir do enunciado da exposição em cartaz na Galeria de Arte, entendemos que ser mulher é ser um sujeito em constante construção, ou seja, ser mulher é tornar-se mulher cotidianamente, como tratado por Beauvoir em “O segundo sexo”. 

Essa proposta de vivência parte do pressuposto de que a cada instante construímos internamente uma paisagem, um lugar para que possamos habitar. A todo momento criamos novos universos que são capazes de abrigar e acolher essa mulher em constante mudança e metamorfose. 

Durante a atividade, abordaremos as impressões individuais sobre esses processos de metamorfose feminina e sobre a criação de espaços de acolhimento e criaremos, em um ambiente seguro, estratégias de comunicação visual desses pensamentos e sentimentos. A ideia é, através da livre manifestação da escrita e do desenho, produzirmos ecos dessas paisagens e, em coletivo, compartilharmos impressões para em seguida colocarmos em contato, através do desenho coletivo, todos esses universos e emanações de ser.

A hipótese levantada para esse experimento é: é possível acessar nossos mundos interiores? Se sim, é possível manifestar algum eco desse mundo através do desenho e da escrita? se sim, é possível que distintos mundo em contato produzam um novo mundo no qual o habitar seja mais tolerante, empático, solidário e diverso? Essas são hipóteses que iluminam uma tentativa de cohabitar, de tornar o mundo objetivo menos duro e mais próximo do imaginar, sonhar e desejar, para que a gente nunca esqueça que ser é tornar-se.

Programação

Oficina Cohabitar – desenho e escrita
Quando: 21 de março (quinta), das 16h às 18h30
Prazo de inscrição: até 19 de março, ou até quando as vagas se esgotarem
Divulgação das participantes: 19 de março, por e-mail
Onde: área externa da Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600)
Público: todas as mulheres de todas as idades