Oficina de Cerâmica Xakriabá

Inscrições encerradas

Nos dias 06 e 07 de outubro, o Programa Educativo promove a Oficina de cerâmica com Nei Xakriabá na Galeria de Arte. A ação educativa integra a programação especial em comemoração aos 35 anos do BDMG Cultural.

Sobre a oficina

A cerâmica é uma técnica ancestral que Nei Xakriabá aprendeu com os mais velhos e, como professor, vem repassando para as gerações mais novas, com intuito de preservar esse conhecimento e mantê-lo em sua cultura. Nei aprendeu a trabalhar com a cerâmica fazendo os bichinhos de argila, como sua mãe, e depois começou a fazer as moringas. Cursando a Licenciatura Indígena na UFMG, o ceramista se aprofundou na pesquisa sobre a cerâmica Xakriabá e entrevistou vários ceramistas mais velhos do seu povo, também chamados de “livros vivos”.

A oficina vai apresentar alguns conhecimentos introdutórios da modelagem da argila, bem como aspectos da relação com o barro que são próprios do povo Xakriabá. Durante a oficina, o público também irá aprender sobre o toá, diferentes barros utilizados na pintura dos objetos de cerâmica. A atividade é aberta para todas as pessoas e não é preciso ter experiência para participar.

Sobre o mestre

Nei Xakriabá aprendeu a modelar o barro com a mãe, Dona Dalzira, que por sua vez aprendeu observando sua avó trabalhar desde os seis anos de idade. O ceramista foi escolhido pelas lideranças da aldeia de Barreiro Preto, na Terra Indígena Xakriabá, para ser professor na Escola Indígena, e passar para as crianças e adolescentes a importância das práticas culturais

Nei se aprofundou na prática da Cerâmica Xakriabá quando fez a licenciatura para professores indígenas oferecida pela UFMG. Como conclusão de curso, realizou uma exposição com peças produzidas em oficinas e a edição de um manual de cerâmica a partir de entrevistas com as pessoas mais velhas de sua comunidade que ainda guardavam nas memórias os conhecimentos cerâmicos dos xakriabás. Nei também é mestre em Artes Visuais pela UFMG.

Prazo de inscrição: até 01 de outubro
Divulgação dos participantes: 02 de outubro, por e-mail
Encontros: 06/10 (sexta) das 10h às 17h (com pausa para almoço) e 07/10 (sábado) das 10h às 17h (com pausa para almoço)
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600)