Agenda

Oficina Por uma cultura de consertos

A emergência climática nos exige repensar o consumo, assim como a relação do ser humano com a natureza e com os espaços de convívio. Para estender a vida no planeta, é imprescindível que as sociedades, cada vez mais, incentivem práticas de reuso de materiais e a regeneração do meio ambiente.

Consertar é melhor que reciclar. Consertar salva o planeta. Consertar lhe poupa dinheiro. Consertar lhe ensina engenharia. Consertar te conecta com as suas coisas. Consertar é verde. Junte-se à revolução do conserto: participe da oficina Por uma cultura de consertos!

Promovido em parceria com o programa Educativo do BDMG Cultural, encontro irá discutir como o conserto de coisas pode incentivar processos econômicos mais racionais e estimular formas criativas e sustentáveis de se atuar no mundo. Celebraremos, ainda, o International Repair Day (Dia Internacional do Conserto, em tradução livre), comemorado todo terceiro sábado do mês de outubro desde 2017. É gratuito. Inscreva-se!

Quando?
A oficina acontece no dia 14 de outubro,  quinta-feira, das 19h às 21h.

Com/por quem?

Fred Paulino: Artista, designer, curador e pesquisador. É o catalisador do projeto Gambiologia, que atua internacionalmente desde 2008 realizando iniciativas em arte e tecnologia, em diálogo com a educação e a cultura popular, principalmente em torno dos temas de improvisação e reuso de materiais. É o coordenador do projeto “Tales of Care and Repair” no Brasil.

Felipe Schmidt Fonseca:  Ativista e pesquisador na fronteira entre cultura, ciência e tecnologia. Vive em Berlim, Alemanha. Doutorando no projeto OpenDoTT (Northumbria

University / Mozilla Foundation). Possui mestrado em Difusão Científica e Cultural pelo Labjor / Unicamp. O tema da sua pesquisa atual é a prevenção de resíduos em cidades inteligentes (“smart cities”).

Quem pode participar?
O público em geral, indicamos principalmente aos artistas, designers, adeptos das habilidades manuais, gambiarristas e consertadores. 

Data: 14/10 (quinta feira)
Horário: 19:00 às 21:00
Vagas: 30 participantes
Inscrições entre 06/10 e 11/10  — Inscreva-se aqui!

A oficina é uma ação complementar ao projeto “Tales of Care and Repair” (CONSERTA & CONTA), uma colaboração entre Gambiologia (Brasil), Repair Acts (Inglaterra) e Toxics Link (India).  O projeto articula artistas, designers, acadêmicos e ONGs ambientais dos três países para criar um arquivo visual online e um repositório de objetos consertados do dia a dia.

Tales of Care and Repair é apoiado pelo programa The Climate Connection – Creative Commissions do British Council, composto por uma série de projetos criativos que investigam a mudança climática por meio da arte, da ciência e das tecnologias digitais. Os resultados serão apresentados durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima), que será realizada em novembro de 2021 em Glasgow, na Escócia.

________________________________________________________________________

Selecionadxs

Adriana Ameal Capitão
Alessandra Cristina de Castro dos Santos
Alice Nóbrega de Moraes
Aline Coutinho
Ana Gomes
Ana Roscoe
André Katopodis
André Siqueira de Mendonça
Andreia Xavier
Bianca Furtado
Carla Maria Neves Waldema
Carolina Delgado
Daniel Melo Araújo
Diego Herbertde Souza Alves
Fernanda Duarte
Flávia Sardou
Geisa Silva
Giovanna Bergamaschi
Júlia MariaFagundes Moreira
Juliane Laureano Rodrigues
Júlio Fessô
Júnia Morais
Kenzo Abiko
Kyvia Salles Mol Ribeiro Lopes
Laís Helena De Souza Nascimento
Letícia Carmo
Manuela Cota Guimarães Mendonça Lage
Marcelo Kraiser
Marcelo Martins
Marcus Soares
Mariana Gomes
Mariana Garcez
Mariana Simões
Matheus Coelho de Medeiros Pereira
Matheus de Paula
Nicolle Bello
Paula Lemos Vilaça Faria
Polyana Inacio Rezende Silva
Rachel Leão
Rafael Sol
Raphael Deeter
Tássia Mizael Camargo Rocha
Thainá Sales
Thamires Alvina Sales Gonçalves
Victor José Silva Soares
Zuba Ubaldino