Quando o tempo dura uma tonelada, de Bárbara Lissa e Maria Vaz

O Ciclo de Mostras 2022 exibe a exposição “Quando o tempo dura uma tonelada”, das artistas Bárbara Lissa e Maria Vaz, na Galeria de Arte e no site mostrasbdmgcultural.org. A exposição apresenta o trabalho das artistas desenvolvido a partir de visitas realizadas em Brumadinho-MG, dois anos após o rompimento da barragem de Córrego do Feijão. Passado esse tempo da data da tragédia, a proposta das artistas partiu de fotografar, em 2021, de forma sensível o que restou do evento na paisagem local.

Sobre as artistas

Bárbara Lissa e Maria Vaz trabalham em dupla desde 2017, com o duo PAISAGENS MÓVEIS. Ambas possuem mestrado em Artes pela UFMG e trajetória nas Letras (UFMG) e nas Artes Visuais (Guignard/UEMG). Tratam da relação entre a memória e esquecimento, a partir das ficções poéticas, dentro do universo pessoal e coletivo, tendo grande parte de seus trabalhos tratando de questões ambientais. Desenvolvem seus projetos por meio da fotografia, através de experimentações entre imagem e palavra, analógico e digital e apropriação de imagens de arquivo. Em 2021 publicaram o fotolivro “Três Momentos de um Rio”, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e, no mesmo ano, foram selecionadas pelo Prêmio Pierre Verger, em Salvador. Em 2022 foram convidadas para a exposição coletiva Cosmopolíticas (com itinerância em Tiradentes – Festival Foto em Pauta e Belo Horizonte – Fundação Clóvis Salgado) e selecionadas para o Fotograma Livre – Fest Foto, em Porto Alegre. São membras da plataforma Mulheres Luz e atuam como estagiárias editoriais da plataforma ARCHIVO, Portugal – Londres.

Funcionamento da Galeria de Arte

A Galeria de Arte BDMG Cultural funciona diariamente, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço fica aberto das 10h às 21h. Entrada gratuita.

Assista ao teaser