O que de nós pulsa no passado, o que de nós já está inventando futuros, o que de nós reinventa presentes.
Transitando entre diferentes tempos, os artistas, as cidades, os movimentos e as instituições seguem em permanente transformação.
A primeira edição da Revista traz textos, entrevistas, ensaios e reportagens que dialogam com a nossa ideia de memória, patrimônio, história, mas sempre os confrontando com o presente, com o contemporâneo, com o futuro. Para ver a origem que vive no contemporâneo, como nos diz a atriz e escritora Julia Medeiros, em seu texto sobre “A Avó Amarela”, obra vencedora do prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil em 2019.
Lotus Lobo, artista de 77 anos cuja produção contemporânea dialoga com a memória das marcas mineiras criadas em estamparias no interior do Estado na primeira década do século 20, nos concedeu uma entrevista que leva o leitor não só a entender seu trabalho, mas também a caminhar pela história da arte brasileira.
Para uma mirada sobre cidades e seus momentos de confronto e aproximações entre os diferentes tempos da história, trazemos um relato sobre o Muquifu – Museu de Quilombos e Favelas Urbanas, que está localizado no Aglomerado Santa Lúcia, favela de Belo Horizonte; e uma reportagem sobre Cataguases, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, que refaz a cada dia seu modernismo histórico em novas experiências que entendem a cidade como espaço de fruição, convívio e invenção artística.
A música, que circula mundos e viaja por tempos, também é tema no texto ensaio sobre os 20 anos do BDMG Instrumental, programa do BDMG Cultural que incentiva e dá visibilidade à cena musical do estado.
Entre tradições e inovações, seguimos buscando as histórias da cultura, do aqui e do agora.
Expediente
Coordenação editorial: Gabriela Moulin
Edição de textos: Gabriela Moulin e Igor Lage
Textos e colaborações: Igor Lage, Julia Medeiros, Larissa D’arc, Lívia Campolina, Lucas Morais, Marcelo Drummond
Projeto gráfico: Estúdio Guayabo
Diagramação: Rafael Amato e Larissa D’arc