23º Prêmio BDMG Instrumental

Editais

23º Prêmio BDMG Instrumental

Resultados divulgados em 26 Abr

O BDMG Cultural apresenta os doze instrumentistas selecionados para a final do 23º Prêmio BDMG Instrumental, edital público e próprio para o prêmio, lançado por este meio eletrônico, no dia 05 de março, e cujo encerramento das inscrições se deu no dia 10 de abril de 2024.

Finalistas

Arthur Rezende – bateria
Delson Guimarães – guitarra
Felipe Rossi – clarinete
Guilherme Pimenta – violino
Ítalo Fernando – piano e Teclado
Marcelo Fonseca – violino
Marcos Ruffato – violão
Pablo Araújo e Bill Davison – violão e flauta
Pablo Malta – bandolim
Rafael Pimenta – violão 7 cordas
Raïssa Anastásia – flauta
Wallace Gomes – violão

Suplentes

Pablo Dias – cavaquinho
Wellington Gama – bandolim

Nesta edição, o Prêmio BDMG Instrumental recebeu 41 inscrições habilitadas e avaliadas, de 51 inscrições recebidas. A fase final do 22º Prêmio BDMG Instrumental está prevista para ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. O edital contempla quatro instrumentistas com o valor de R$ 15 mil (quinze mil reais) e a realização de shows em Belo Horizonte, no CCBB BH, e no programa Instrumental Sesc Brasil, em São Paulo. Além dos quatro vencedores, o edital ainda reconhece o melhor instrumentista, o instrumentista revelação e o melhor arranjo na etapa final da premiação.

A comissão de ​​seleção para o 23ª Prêmio BDMG Instrumental e para o Prêmio Marco Antônio Araújo foi formada por Aline Gonçalves, flautista, clarinetista, arranjadora e compositora; Nestor Lombida, pianista, arranjador e regente; e Lucas Telles, compositor, violonista, produtor musical e professor da Escola de Música da UFMG. A seleção ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, na sede do BDMG Cultural, com ata assinada em 20 de abril de 2024.

Leia a carta da comissão de seleção aqui.

Sobre a comissão

Aline Gonçalves – Flautista, clarinetista, arranjadora e compositora. É bacharel em flauta pela UNIRIO, licenciada em música pela UFRJ e pós graduada em educação musical pelo CBM. Em 2024, criou a Emmbra Big Band, que surgiu do projeto EMMBRA – Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras, idealizado pela musicista em 2020.

Nestor Lombida – Nascido em Havana e formado em música pela Escuela Nacional de Arte em Cuba, o músico é destaque na cena jazzística da capital mineira, onde atua em diversas formações e projetos. Radicado em BH há mais de 30 anos, o pianista é professor de arranjo e improvisação, além de cofundador e regente da Big Band Palácio das Artes.

Lucas Telles – Compositor, violonista, arranjador e produtor musical. Possui graduação em Bacharelado em Música – Violão (UFMG) e Mestrado em Música pela mesma instituição, na linha de pesquisa Processos analíticos e criativos. Atualmente, é professor assistente do curso de graduação em Música da UFMG.

Acessibilidade do edital