Prêmio Flávio Henrique

Editais

Prêmio Flávio Henrique

Resultados divulgados em 17 Mai

O BDMG Cultural anuncia o resultado do Prêmio Flávio Henrique 2023, elegendo os álbuns Sangria Desatada, da cantora e compositora Augusta Barna, e Fio, da cantora e compositora Nath Rodrigues, como os melhores álbuns de canção autoral mineira lançados em 2022. Pela primeira vez na história da premiação, o júri do edital consagra dois trabalhos na mesma edição.

Este ano, o edital que é dedicado a álbuns autorais de canção brasileira e de produção independente, de cantoras e cantores mineiros ou residentes em Minas Gerais, contabilizou 27 inscrições habilitadas. As vencedoras recebem o valor de R$ 10 mil (dez mil) cada. Desde 2018, o prêmio homenageia o artista mineiro Flávio Henrique no intuito de preservar a sua inquietação artística e a sua dedicação à música.

A comissão de seleção para o Prêmio Flávio Henrique 2023 foi formada pelo cantor, compositor, poeta e violonista Makely Ka; pela cantora, compositora e bandolinista Nilze de Carvalho e pela jornalista, apresentadora e pesquisadora musical Roberta Martinelli.

Carta do júri

A equipe julgadora do Prêmio Flávio Henrique 2023 decidiu em comum acordo pelo empate e divisão do prêmio para duas vencedoras na categoria melhor CD autoral de canção brasileira independente de músicos mineiros ou residentes em Minas Gerais. São elas: Nath Rodrigues e Augusta Barna.  

Augusta Barna, jovem cantora e compositora surpreende com um disco muito bem  produzido, onde mostra uma maturidade que chama a atenção nas composições, com  letras de densidade poética e melodias inspiradas, destoando do universo pop em que o trabalho se insere. A variedade estilística também chama a atenção: vai do pop mais  dançante, passeando pelo rap, samba e balada. Um jovem talento promissor da música produzida em Minas atualmente.  

Nath Rodrigues, por sua vez, é um destaque da cena local e seu segundo disco  confirma toda a promessa depositada nela. Um trabalho bem produzido, com bons timbres eletrônicos e canções inspiradas. Um dos melhores trabalhos produzidos em Minas atualmente.  

Descritas as qualidades dos dois discos, foi decidido o empate e duas vencedoras.

Belo Horizonte, 11 de maio de 2023
Makely Ka, Nilze Carvalho e Roberta Martinelli

Ouça os álbuns