Prêmio Marco Antônio Araújo

Editais

Prêmio Marco Antônio Araújo

Resultados divulgados em 03 Mai

O BDMG Cultural apresenta o vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2023.

  • Álbum À Vontade, de Gladston Vieira.

A comissão de ​​seleção para o Prêmio Marco Antônio Araújo foi formada pela pianista, compositora, arranjadora e professora de música Luísa Mitre, pelo músico e professor de percussão da UFMG Fernando Rocha e pelo violonista, guitarrista, compositor e arranjador Juarez Moreira. Leia a carta da comissão aqui.

O vencedor receberá premiação no valor R$ 10 mil (dez mil reais) e vai se apresentar na final do 22º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado, em Belo Horizonte.

Sobre o artista

Gladston Vieira é mineiro, baterista e cursou a Bituca – Universidade de Música Popular, com os mestres Lincoln Cheib, Ian Guest, Felipe Moreira e Gilvan de Oliveira. Em 2009, foi vencedor do concurso Jovem Instrumentista, do BDMG Cultural, onde estudou com o baterista Márcio Bahia. Além disso, também estudou com Edu Ribeiro e Carlos Bala.

Gladston já tocou com diversos músicos e grupos, como Lúdica Música, Vander Lee, André Abujamra, Carol Serdeira, Sandra Portela, Elba Ramalho, Tânia Mara, Tony Garrido, Felipe Dylon, Tizumba, Grupo Ponto de Partida, Nailor Proveta, Gilvan de Oliveira, Armandinho Macedo, Breno Mendonça, Marcio Hallack, Samy Erick, Joãozinho da Percussão, Pablo Bertola e outros. Faz parte do grupo Caetano Brasil Quarteto que, em 2020, teve o disco “Cartografias” indicado ao Grammy Latino 2021, na categoria “Melhor álbum instrumental”.

Atualmente, é baterista dos espetáculos do Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí. Desde de 2018 é mestre na Bituca –  Universidade de Música Popular, em Barbacena.

Ouça o álbum

Acessibilidade do edital