O presente em ciclo
Um recorte das questões do mundo atual: confira os selecionados para o Mostras BDMG
Ano após ano, a Galeria BDMG Cultural se abre para um ciclo de mostras de artes visuais a partir de um edital público de seleção. Artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais são convidados a enviar propostas nas mais diversas linguagens artísticas para a ocupação do espaço.
A seleção do ciclo 19/20, que se inicia em novembro de 2019 e percorrerá todo o ano de 2020, foi feita por uma comissão externa formada pelo artista visual Binho Barreto, o curador e designer Marconi Drummond e a professora da Escola de Arquitetura da UFMG e curadora Renata Marquez.
Seis artistas foram escolhidos para cinco mostras. A primeira exposição, que abre o ciclo, é compartilhada por dois artistas.
Das 98 propostas inscritas, o grande denominador comum foi a reflexão sobre o tempo presente e todos seus desafios pulsantes. Relações com a natureza, com a diferença, com a cidade, com as imagens e com a materialidade do mundo – tudo isso como objeto das propostas artísticas.
Poderíamos dizer que, até aqui, não há novidade já que a arte contemporânea tem por essência o contemporâneo, a vida do aqui e agora. Entretanto, ao observarmos o conjunto que se definiu para este ciclo, talvez tenhamos a oportunidade de mirar o tempo presente com olhos ainda mais abertos, convidando a todos a respirar, a não julgar, a confiar nos sentimentos e nas nuances, a experimentar parar e olhar por meio de outras e novas perspectivas.
A arte tem a capacidade de nos afetar, de interferir em nossa percepção, em nosso corpo e em nossas formas de entender o que nos acontece. Mas ela não está aqui para nos dizer o que fazer ou como agir. E, por isso mesmo, nos concede novas possibilidades.
Viver o presente, dar conta da memória e projetar futuros são ações que se embaralham e que giram em ciclos diversos, por vezes turbulentos, por vezes em calmaria.
O importante é podermos experimentá-los em sociedade. E este é o convite do BDMG Cultural a todos: compartilhar o presente e valer-se das criações que ele nos traz, juntos.
Os artistas que vão caminhar conosco nesse percurso são Alexandre Júnior e Froiid (exposição simultânea), Esther Az (exposição individual), Eugênia França (exposição individual), Felipe Chimicatti (exposição individual) e Lamounier Lucas (exposição individual).