29 Jan 2020 |

O presente em ciclo

Um recorte das questões do mundo atual: confira os selecionados para o Mostras BDMG

Ano após ano, a Galeria BDMG Cultural se abre para um ciclo de mostras de artes visuais a partir de um edital público de seleção. Artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais são convidados a enviar propostas nas mais diversas linguagens artísticas para a ocupação do espaço.

A seleção do ciclo 19/20, que se inicia em novembro de 2019 e percorrerá todo o ano de 2020, foi feita por uma comissão externa formada pelo artista visual Binho Barreto, o curador e designer Marconi Drummond e a professora da Escola de Arquitetura da UFMG e curadora Renata Marquez.

Binho Barreto, Renata Marquez e Marconi Drummond – Foto: Luiza Serrano

Seis artistas foram escolhidos para cinco mostras. A primeira exposição, que abre o ciclo, é compartilhada por dois artistas.

Das 98 propostas inscritas, o grande denominador comum foi a reflexão sobre o tempo presente e todos seus desafios pulsantes. Relações com a natureza, com a diferença, com a cidade, com as imagens e com a materialidade do mundo –  tudo isso como objeto das propostas artísticas.

Poderíamos dizer que, até aqui, não há novidade já que a arte contemporânea tem por essência o contemporâneo, a vida do aqui e agora. Entretanto, ao observarmos o conjunto que se definiu para este ciclo, talvez tenhamos a oportunidade de mirar o tempo presente com olhos ainda mais abertos, convidando a todos a respirar, a não julgar, a confiar nos sentimentos e nas nuances, a experimentar parar e olhar por meio de outras e novas perspectivas.

A arte tem a capacidade de nos afetar, de interferir em nossa percepção, em nosso corpo e em nossas formas de entender o que nos acontece. Mas ela não está aqui para nos dizer o que fazer ou como agir. E, por isso mesmo, nos concede novas possibilidades.

Viver o presente, dar conta da memória e projetar futuros são ações que se embaralham e que giram em ciclos diversos, por vezes turbulentos, por vezes em calmaria.

O importante é podermos experimentá-los em sociedade. E este é o convite do BDMG Cultural a todos: compartilhar o presente e valer-se das criações que ele nos traz, juntos.

Os artistas que vão caminhar conosco nesse percurso são Alexandre Júnior Froiid (exposição simultânea), Esther Az (exposição individual), Eugênia França (exposição individual), Felipe Chimicatti (exposição individual) e Lamounier Lucas (exposição individual).