Doação de livros
Mapa de distribuição dos livros do BDMG Cultural nas cidades mineiras. Imagem: Google Maps
24 Mar 2022 |

Doação de livros

BDMG Cultural realiza campanha de distribuição das publicações “Avizinhar Fabulações”, “Seres Rios” e “Habitar o Antropoceno”, lançadas em 2022, para bibliotecas, escolas e instituições culturais

Em 2021, parte do trabalho feito pelo BDMG Cultural durante o ano foi materializado em três publicações: Avizinhar Fabulações, Seres Rios e Habitar o Antropoceno. De diferentes formas, cada livro registra o desenvolvimento de importantes projetos em Minas Gerais, como as ações do programa educativo, a realização do Seres Rios Festival Fluvial e as lives públicas realizadas pelo projeto Urbe Urge, que pautaram os últimos meses.

​​Tão importante quanto a produção desses materiais, é a sua distribuição e fruição. Cada livro desenha um circuito de acesso próprio ao formato impresso, que ao ser distribuído chega a escolas públicas, bibliotecas e centros culturais, onde poderá ser acessado por diferentes públicos que até então desconhecem sua existência. Esse público se sobrepõe ao público virtual dos projetos, amplificando seu acesso para locais onde as pessoas não estão familiarizadas com a atuação do BDMG Cultural.

Esse foi o objetivo para o início de 2022. Pensando em garantir o acesso ao maior número de pessoas, o BDMG Cultural está doando seus impressos principalmente para locais de acesso público. Ao todo, os livros já foram enviados para bibliotecas públicas e comunitárias de 54 cidades diferentes, principalmente dentro do estado e abrangendo todas as regiões de seu território. Também foram contempladas as bibliotecas de universidades e institutos federais. Além disso, as publicações foram entregues aos mais de 100 colaboradores e colaboradoras, que auxiliaram e participaram dos projetos de 2021, localizados em 46 cidades no país.

Dando continuidade à parceria de longa data com a Biblioteca Pública Estadual, 100 unidades serão entregues na instituição para que sejam distribuídas em outras bibliotecas públicas do Estado. Também serão doados exemplares para a Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que enviará cópias para escolas fundamentais e Educação para Jovens e Adultos – EJA na capital mineira.

Porém, os planos não acabam por aí. Instituições interessadas em receber os exemplares, podem solicitá-los através do formulário disponível neste link. Também encorajamos a indicação dessas instituições, mesmo que você, leitor ou leitora, não seja parte integrante delas. Conhece alguma biblioteca, escola e/ou instituição em Minas Gerais que ainda não recebeu os nossos livros? Indique-a aqui!

As publicações também estão disponíveis na seção Acervo Biblioteca do nosso site e podem ser baixadas gratuitamente.