Moda & Mineiridade
Integrando a programação especial dedicada à moda mineira, intitulada Moda & Mineiridade, do Circuito Liberdade, apresentamos a edição Costurando Mundos da REVISTA BDMG Cultural
Lançada no início deste ano, a edição Nº 5 da REVISTA BDMG Cultural traz o tema Costurando Mundos. Em diferentes abordagens, na tentativa de contemplar algumas dimensões de uma prática cultural tão cheia de tradição e tão presente em nossos cotidianos, falamos de costura – costura de tecidos, de linhas e também de saberes.
Fiar, tecer, costurar, bordar, tricotar: conjunto de práticas associadas ao feminino, ao ambiente caseiro ou rural, se apresenta também, em seu outro extremo, através do imaginário industrial ligado ao mundo da moda. Tão entranhada na história de Minas Gerais, falamos dessa artesania que, em qualquer escala, dá materialidade à imaginação.
Nesta edição da publicação virtual do BDMG Cultural, há um artigo sobre Zuzu Angel (1921-1976), mineira de Curvelo, que ganhou o mundo com suas criações de vestir a partir da cultura brasileira e em sua busca incansável pelo filho assassinado pela Ditadura Militar nos anos 1970. E no Brasil atual, as práticas de costura se desenrolam de maneiras diversas. A favela se transforma pela costura em projetos sociais como o Remexe Favelinha, em Belo Horizonte. Nas margens do Rio São Francisco, o relato de pescadores artesanais falam da sabedoria de tecer as próprias redes de pescar. E, ainda, no campo da cultura na costura, uma entrevista com a artista e designer Ana Vaz.
Integrando a programação especial dedicada à moda mineira, intitulada Moda & Mineiridade, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Circuito Liberdade, retomamos nossa publicação e a apresentamos neste link.
Acesse aqui a programação completa do Circuito Liberdade.