07 Jul 2023 |

Coral BDMG ganha novo regente

O maestro Leo Cunha assume a regência do grupo, que segue com as comemorações de 30 anos

Maestro Leo Cunha durante regência da Orquestra Opus. Foto: Raphael Ferreira

O Coral BDMG está sob nova regência. O maestro e diretor musical Leonardo Cunha é o novo responsável pela direção artística do tradicional grupo coral de Minas Gerais.

Leonardo Cunha chega em um momento importante do coral, que retoma a série Coral BDMG 30 Anos na Estrada, projeto que teve início de maneira virtual durante a pandemia, e agora será realizado presencialmente, com a circulação em quatro cidades do interior: Bom Despacho, Cataguases, Juiz de Fora e Divinópolis.

A primeira apresentação ocorre no dia 15 de julho. Saiba mais aqui.

“Chegar logo no momento em que este grupo celebra mais de três décadas é ainda mais motivante e desafiador, uma vez que precisamos fazer juntos com que essa história de sucesso continue sendo escrita, tentando trazer novos ares, sem alterar a identidade do grupo. Estamos inserindo algumas novidades no repertório, principalmente com enfoque nos compositores e movimentos musicais mineiros, mas também resgatando algumas peças que já haviam executado e que estamos revitalizando para levar ao público”, comenta o maestro.

Sobre o Coral

O Coral BDMG foi criado em 1989 e, desde então, é mantido pelo BDMG Cultural. Formado por 26 integrantes, o coral se dedica a um repertório eclético, que passeia pelo erudito e pelo popular, com especial dedicação à música brasileira. Em 34 anos de existência, já passaram pelo Coral os maestros Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Rafael Grimaldi e Arnon Oliveira, que esteve à frente do grupo até 2022.

Coral BDMG. Foto: Nereu Jr.

Sobre o maestro

Leonardo Cunha, mestre e bacharel em violino pela UFMG, tem vasta experiência como solista e regente de orquestras e corais. O maestro produz e faz direção musical de peças teatrais, espetáculos e festivais de Minas Gerais. Sua atuação tocando, gravando, fazendo arranjos e regendo diversos artistas brasileiros, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta e Roberto Menescal, já lhe rendeu uma indicação ao Prêmio da Música Brasileira 2008. Atualmente, é maestro titular da Orquestra Opus, do Coral da Associação dos Servidores da Polícia Federal de Minas Gerais, do Coral Luís de Camões e, agora, do Coral BDMG.