Entre Saberes
Chegamos ao Ano 2, edição 4, da nossa REVISTA. Esta é a primeira edição em 2021, segundo ano da pandemia de covid-19, em que ainda estamos imersos em um modo de vida alterado, distante e incerto.
Talvez, por outro lado, seja um momento único para nos abrirmos a novos saberes, para aprendermos e reaprendermos práticas, histórias e valores que foram, muitas vezes, esquecidos ou negligenciados.
Temos a oportunidade de reescrever rumos, de construir novos futuros e repactuar a vida de outra forma.
Por isso, fizemos uma edição sobre saberes, cultura, conhecimento e educação. Não focada na educação formal, que se faz nas escolas, mas, em diálogo com ela, exploramos diversas visões e formas de aprender, mergulhamos em personagens incríveis que nos ensinam a desafiar desigualdades, preconceitos e estereótipos e a fazer da relação de aprender, da relação de criar, uma relação potente e libertadora.
Seguindo nossa proposta de ter sempre um artista mineiro em destaque na matéria principal, a professora Renata Marquez escreve sobre o trabalho da dançarina, coreógrafa, performer, educadora, artista da imagem e pesquisadora de danças de rua, Ana Pi.
Temos ainda uma matéria sobre a Escola Xacriabá e seus professores de cultura no norte de Minas Gerais; um diálogo com o multiartista Gil Amâncio e sua pesquisa sobre o conhecimento afrodiaspórico; as histórias do antropólogo Tião Rocha e do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha; e a experiência pedagógica dos jogos criados pelo Coletivo Às Margens.
No ano em que o grande educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, referência em todo mundo, faria 100 anos, deixamos nossa homenagem aqui a um Brasil que se faz grande, potente e alegre nas frestas, na cultura e no amor.
Boa leitura e muita aprendizagem a todas, todos e todes!
Expediente
Coordenação editorial: Gabriela Moulin
Edição de textos: Gabriela Moulin e Igor Lage
Textos e colaborações: Francielle Souza, Igor Lage, Juliana Afonso, Natália Vieira e Renata Marquez
Projeto gráfico: Estúdio Guayabo
Diagramação: Rafael Amato, Paulo Proença e Teresa Cristina