Agenda
23º Prêmio BDMG Instrumental
Nos dias 24, 25 e 26 de maio, de sexta a domingo, o BDMG Cultural realiza o 23º Prêmio BDMG Instrumental no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, com os 12 instrumentistas selecionados para a etapa final do projeto. A premiação consagra quatro instrumentistas com o valor de R$ 15 mil e a realização de shows em Belo Horizonte e em São Paulo. Além dos quatro vencedores, o edital ainda contempla o melhor instrumentista, o melhor arranjo e o músico revelação das apresentações da finalíssima. A programação também conta com pocket show do artista vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo e a entrega do Prêmio Flávio Henrique. O acesso é livre e a entrada gratuita.
Na primeira etapa da premiação, que ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, na sede do BDMG Cultural, os 12 músicos finalistas foram selecionados por uma comissão independente formada por Aline Gonçalves, flautista, clarinetista, arranjadora e compositora; Lucas Telles, compositor, violonista, produtor musical e professor da Escola de Música da UFMG; e Nestor Lombida, pianista, arranjador e regente da Big Band Palácio das Artes.
Cada instrumentista selecionado vai defender duas composições autorais e uma música arranjada, como prevê o edital, nas três noites da finalíssima do 23º Prêmio BDMG Instrumental. São eles: Arthur Rezende (bateria), Delson Guimarães (guitarra), Felipe Rossi (clarinete e clarone), Guilherme Pimenta (violino), Ítalo Fernando (piano e teclado), Marcelo Fonseca (violino), Marcos Ruffato (violão), Pablo Araújo e Bill Davison (violão e flauta transversal), Pablo Malta (bandolim 10 cordas), Rafael Pimenta (violão), Raïssa Anastásia (flauta transversal) e Wallace Gomes (violão).
A comissão julgadora da finalíssima é formada por Léa Freire, compositora, arranjadora, flautista e pianista (presidente da comissão); Daniel Barbosa, jornalista do jornal Estado de Minas; Gaia Wilmer, saxofonista, compositora, arranjadora e produtora musical; Johnny Abila, especialista em Programação Musical da Gerência de Ação Cultural do SESC SP; Juliana Figueiredo, programadora do SESC Vila Mariana (SP); Marco Pereira, compositor, arranjador e violonista; e Paulo Henrique, jornalista do Jornal O Tempo.
Programação
24 de maio | sexta | a partir das 20h
Wallace Gomes – violão
Felipe Rossi – clarinete e clarone
Delson Guimarães – Tio Delson – guitarra
Marcos Ruffato – violão
Raïssa Anastásia – flauta transversal
Ítalo Fernando – piano e teclado
25 de maio | sábado | a partir das 19h
Arthur Rezende – bateria
Rafael Pimenta – violão
Guilherme Pimenta – violino
Pablo Araújo e Bill Davison – violão e flauta
Marcelo Fonseca – violino
Pablo Malta – bandolim
26 de maio | domingo | a partir das 18h
Apresentação dos 6 finalistas classificados
Entrega do Prêmio Marco Antônio Araújo
Entrega do Prêmio Flávio Henrique
Pocket show de Marcio Guelber, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2024
Entrega do 23º Prêmio BDMG Instrumental
A programação completa está disponível aqui
Quando
24 de maio, sexta - 26 de maio, domingo
24 SEXTA, ÀS 20H
25 SÁBADO, ÀS 19H
26 DOMINGO, ÀS 18H
Onde
TEATRO SESIMINAS
RUA PADRE MARINHO, 60 – SANTA EFIGÊNIA
Classificação livre
ENTRADA GRATUITA
CAPACIDADE 660 LUGARES
Acesso livre
Sem necessidade da retirada de ingressos