Trânsito entre mundos

A segunda edição da REVISTA do BDMG Cultural transita e propõe percursos entre mundos poéticos, geográficos e culturais diversos.

Idealizada antes que a pandemia nos colocasse essencialmente no ambiente doméstico, com pouca mobilidade e uma suspensão real de tempo e espaço, a REVISTA nos remete a temas que parecem mais necessários do que nunca. Nos meses de março, abril, maio e junho (quando publicamos este número) de 2020 vimos o mundo se mover rapidamente em direção ainda desconhecida. E o que virá nos próximos meses e anos ainda conta com grandes doses de imprevisibilidade.

E se nossa mobilidade está restrita e ainda que os espaços de vida permaneçam fixos, tudo está em trânsito, tudo está em processo. Mundos diferentes emergem, se tocam, se contradizem, ganham maior ou menor visibilidade, geram embates entre si.

A cultura, as artes e a convivência entre experiências simbólicas distintas que elas nos proporcionam nos indicam caminhos de reflexão para muitas das nossas dúvidas contemporâneas.

Para instigar a imaginação e o pensamento, trazemos textos de mundos tão distantes quanto convergentes. O artista Paulo Nazareth, nascido em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e residente em Belo Horizonte é tema do texto assinado pela historiadora e educadora Janaína Melo. O trabalho de Nazareth propõe caminhar e derivas a pé por territórios outros nos colocando em contato com paisagens, histórias e gentes.

A arquiteta, professora e curadora Renata Marquez escreve sobre “Mundos Indígenas”, exposição em cartaz (suspensa) no Espaço do Conhecimento da UFMG, em Belo Horizonte. Nela, cinco grupos compostos por curadores e curadoras indígenas dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop desenvolveram um trabalho coletivo para a mostra.

Flavia Peret, escritora, nos fala sobre o a poesia e a tradução como formas de trânsitos sensíveis. Ricardo Aleixo, poeta e multiartista, compartilha conosco em um lindo texto testemunhal seus processos inventivos que transitam entre códigos diversos.

Por fim, um relato de viagem que fala sobre o Norte de Minas Gerais, de Januária ao Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu, escrito por Gabriela Moulin.

São todos textos que nos desassossegam numa certa medida, que expõem dificuldades, preconceitos e intolerâncias do mundo contemporâneo. Mas temos certeza de que é só entendendo que há diversos mundos que precisam conviver que podemos aproveitar as potências criativas que as diferenças nos trazem.

Bom passeio para todos.

Coordenação editorial: Gabriela Moulin
Edição de textos: Gabriela Moulin
Assistência de edição e revisão: Paulo Proença