Acervo Biblioteca

Ciclo de Mostras 2022 – Catálogos

Bruno Rios, Pedro David, Bárbara Lissa e Maria Vaz, Massuelen Cristina
BDMG Cultural
2022

Catálogos das exposições que ocorreram na Galeria de Arte e na plataforma mostrasbdmgcultural.org, com obras de artistas selecionadas e selecionados para o Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2022.

Bruno Rios

é artista-pesquisador, Mestre em Artes pela UFMG e graduado em Artes Gráficas pela mesma instituição. Trabalha com as mais variadas técnicas, onde conceitualmente se interessa pelas questões relacionadas ao corpo, à paisagem, ao deslocamento, ao jogo, à palavra e ao desenho.

Portfólio do artista

Pedro David

é jornalista, formado pela PUC-Minas em 2001. Cursou pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2002. Dedica-se a interpretar relações entre o homem e seu ambiente, seja natural, rural ou urbano. Busca, através de figuras de linguagem, como a metáfora e a metonímia, aliar estética, e política para criar diversos formatos de fotografias, vídeos, livros e esculturas. Sua atuação parte de ambientes pessoais e traslada-se física e conceitualmente por diversas esferas da vida contemporânea.

Visite o site do artista.

Bárbara Lissa e Maria Vaz

trabalham em dupla desde 2017, com o Duo Paisagens Móveis. Ambas possuem mestrado em Artes pela UFMG e trajetória nas Letras (UFMG) e nas Artes Visuais (Guignard/UEMG). Tratam da relação entre a memória e esquecimento, a partir das ficções poéticas, dentro do universo pessoal e coletivo, tendo grande parte de seus trabalhos tratando de questões ambientais. Desenvolvem seus projetos por meio da fotografia, através de experimentações entre imagem e palavra, analógico e digital e apropriação de imagens de arquivo. Em 2021 publicaram o fotolivro “Três Momentos de um Rio”, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e, no mesmo ano, foram selecionadas pelo Prêmio Pierre Verger, em Salvador. Em 2022 foram convidadas para a exposição coletiva Cosmopolíticas (com itinerância em Tiradentes – Festival Foto em Pauta e Belo Horizonte – Fundação Clóvis Salgado) e selecionadas para o Fotograma Livre – Fest Foto, em Porto Alegre. São membras da plataforma Mulheres Luz e atuam como estagiárias editoriais da plataforma ARCHIVO, Portugal – Londres.

Massuelen Cristina

é artista e pesquisadora, graduada em psicologia pela Universidade FUMEC e especialista em artes visuais, como técnologa, pelo Centro Interescolar de Cultura Arte Linguagens e Tecnologias (CICALT). Artista polímata, o trabalho de Massuelen passa pelas encruzilhadas da performance, pintura, audiovisual e instalação. Sua pesquisa gira em torno das etnografias do rito como tempo e espaço de desenvolvimento de narrativas simbólicas e das iconografias das relações corpo-território. Premiada no Prêmio Vozes Agudas para Mulheres Artistas (2020), Prêmio Itaú Cultural de Artes Visuais (2020) e 7º Prêmio BDMG Cultural/FCS (2021). Participou também com trabalhos na MIP4 – Mostra Internacional de Performance (2021), Festival Internacional de Arte do Rio de Janeiro – FIAR (2021), Mostra Verbo na Galeria Vermelho, em São Paulo, e Galeria Chão SLZ, em São Luiz (2022). Além de residências artísticas como LAB Cultural, do BDMG Cultural (2021), e Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (2021).