Acervo Biblioteca

Iago Gouvêa, Priscila Rezende, Yanaki Herrera, Vânia Barbosa
BDMG Cultural
2023

Catálogos das exposições de artistas selecionadas e selecionados para o Ciclo de Mostras 2023.

Iago Gouvêa

Natural de Belo Horizonte (1993), onde vive e trabalha. É graduado em Artes Plásticas com Bacharelado pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com Habilitação em Cerâmica e Escultura. O artista realizou a exposição individual Fístula, na Casa Fiat de Cultura, BH (2023). Também participou de exposições coletivas em Belo Horizonte e Nova Lima (MG), Brasília (DF), Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André (SP), e Curitiba (PR). Também já foi reconhecido nos prêmios: 49° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto (2021) e 6º Prêmio IBEMA de Gravura (2016).

Priscila Rezende

Natural de Belo Horizonte (1985), onde vive e trabalha, Priscila Rezende é artista visual graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens, tendo a performance como produção expressiva em sua trajetória. Integrou a exposição Um defeito de cor, no Museu de Arte do Rio; expôs no Centro Cultural São Paulo; 11º Salão de Artes Victor Meirelles (Florianópolis); Bienal Mercosul (Porto Alegre); Corpus Urbis (Oiapoque); Histórias Afro-Atlânticas (São Paulo); SAVVY Contemporary (Berlim); Saldo de Performance (BH). Atuou também no Territori Performance Art Festival (Ibiza); Postcolonial Poly Perspectives (Berlim); Malta Festival (Poznan); What is Left Unseen (Utrecht); Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle (Valladolid). Foi artista residente na Central Saint Martins (Londres) e Art Omi (NY); indicada ao Prêmio Pipa 2021.

Registro: Pablo Bernardo

Yanaki Herrera

Graduada em Artes Visuais pela UFMG. Nascida em Cusco – Peru, atualmente vive em Belo Horizonte. Sua pesquisa artística é voltada à maternagem e as suas lutas. Através da pintura, cria narrativas que conversam entre a ancestralidade e o presente como um lugar de transformação. Compõem a sua imagética elementos que nascem a partir das expressões corporais e culturais na América Latina. Em sua trajetória profissional, foi premiada no Memorial Minas Vale 2021 e participou de exposições coletivas como: Abre Alas 18 em A gentil Carioca (São Paulo); Abre Alas 18 em A gentil Carioca (Rio de Janeiro); MAA na Mitre Galeria (BH); Deriva XXII no Centro de Referência da Juventude (BH). Foi residente do LAB.Suav #01 2023 em Chão SLZ (São Luís – Maranhão); Residência Artística 2022 do ia – Instituto de Arte Contemporâneo (Ouro Preto); LAB Cultural 2021 BDMG Cultural (BH); e Festival de Arte Urbana TAU (BH).

Vânia Barbosa

Natural de Pequi-MG, Vânia Barbosa vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista multimídia, é graduada em artes visuais pela Escola Guignard – UEMG. Participou de exposições no Espaço Cultural dos Correios (RJ); Museu de Arte Murilo Mendes (Juiz de Fora); Intervenção na Praça Sete (BH); Palácio das Artes (BH); Funarte RJ; Itaú Galeria (Vitória); Museu Histórico Abílio Barreto (BH); Einblicke in Brasilien (Erfurt-Alemanha), Museu de Arte de Brasília (DF) Museu de Arte Contemporânea – MAC (SP); Centro Cultural Cândido Mendes (RJ); MAM (SP); Museu de Arte da Pampulha (BH); XV, XIV, XIII Salão de Arte Contemporânea de (Ribeirão Preto-SP); Centro Cultural UFMG (BH); MAM (Salvador); Palácio Gustavo Capanema (RJ); III Bienal Nacional de Santos (SP). Premiada no Salão Paulista, Salão da Pampulha entre outros.