REVISTA Nº Edição Comemorativa
BDMG Cultural
Desde a sua concepção, a Revista foi pensada para circular no formato digital, aproveitando as facilidades do online, especialmente nos quesitos de compartilhamento e divulgação. Por isso, para o aniversário de 35 anos do BDMG Cultural, embarcamos na aventura de produzir a nossa primeira edição impressa, com o desejo de que a veiculação em outro formato permita que as histórias contadas na Revista alcancem outros leitores e leitoras.
Partimos de uma proposta etimológica: a palavra “revista” se origina do latim revidere, que significa “ver de novo”. Tendo em mente essa ideia de um “rever” e a fim de valorizar o conteúdo que temos produzido desde 2020, decidimos montar uma seleção com alguns dos textos mais marcantes publicados nas nossas 11 edições lançadas até aqui. O comitê editorial contou com a contribuição de toda a equipe do BDMG Cultural e, juntos, chegamos a um recorte final de 22 textos.
Entre os temas abordados, tentamos abarcar o máximo que nos foi possível: educação, luta indígena, religiosidades, herança afrodiaspórica, apagamentos, memória, território, tradição, coletividade e tantos outros. Reunimos relatos de pessoas que se dedicam intensamente ao Reinado, aos livros, à música, pintura, cerâmica, artesanato, dança, culinária, cinema e várias outras formas de expressão artística e criativa. Fatalmente, o processo de escolha envolveu deixar histórias maravilhosas de fora desta edição comemorativa. Porém, acreditamos de coração que o material aqui reunido oferece um olhar múltiplo e uma escuta atenta a histórias que merecem ser conhecidas e que representam, cada uma à sua maneira, passados, presentes e futuros da cultura em Minas Gerais.