Prêmio Marco Antônio Araújo

Prêmio Marco Antônio Araújo

Resultados divulgados em 26 Abr

O BDMG Cultural apresenta o vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2024, respeitando as normas e diretrizes especificadas em edital público e próprio para o prêmio, lançado por este meio eletrônico, no dia 05 de março, e cujo encerramento das inscrições se deu no dia 10 de abril de 2024.

• Álbum Futuras Paisagens, de Marcio Guelber.

A comissão de ​​seleção para o 23ª Prêmio BDMG Instrumental e para o Prêmio Marco Antônio Araújo foi formada por Aline Gonçalves, flautista, clarinetista, arranjadora e compositora; Nestor Lombida, pianista, arranjador e regente; e Lucas Telles, compositor, violonista, produtor musical e professor da Escola de Música da UFMG. A seleção ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, na sede do BDMG Cultural, com ata assinada em 20 de abril de 2024.

Leia a carta da comissão de seleção aqui.

O vencedor receberá premiação no valor R$10 mil (dez mil reais) e vai se apresentar na final do 23º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Sobre o artista

Marcio Guelber representa a nova geração de compositores e instrumentistas mineiros que carregam uma sonoridade sofisticada e criativa, com harmonias elaboradas e temas melódicos que tecem histórias e não se limitam à uma forma tradicional. Como instrumentista, Márcio se apresenta com seu trabalho autoral em festivais, teatros e casas de shows desde 2015. Sua trajetória musical é permeada por encontros e parcerias com artistas, músicos e compositores de diversas partes do mundo.

No segundo semestre de 2024, o músico irá gravar seu primeiro DVD. Em 2023, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Futuras Paisagens”, financiado pela Lei Murilo Mendes e pela Lei Aldir Blanc. Em 2021, teve sua obra para violão solo premiada e selecionada para compor a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Funarte, no Rio de Janeiro. Em 2021 sua websérie “Paisagens Possíveis”, fruto de uma bolsa de pesquisa financiada pela Lei Aldir Blanc e pelo prêmio Janelas Abertas, foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021 e integrou o projeto “Contemporâneo” do Memorial Vale.

Ouça o álbum

Acessibilidade do edital