Esperança que se renova
20 Jul 2023 |

Esperança que se renova

Leia a carta da comissão de seleção do programa Jovem Instrumentista BDMG 2023

O Prêmio BDMG Jovem Instrumentista vem há muitos anos contribuindo fortemente para o desenvolvimento do meio musical de Minas Gerais. Grande parte dos músicos expoentes e/ou atuantes na atual cena musical popular mineira tiveram algum contato com o prêmio, sendo como um jovem premiado ou como um professor tutor escolhido pelos contemplados. Esse intercâmbio tem sido primordial para o crescimento dos músicos e se reflete em desdobramentos incríveis para nosso meio, como a crescente precocidade dos novos talentos e a maturidade e o profissionalismo atingidos por nossos artistas. Inclusive, a cada ano que passa, o ciclo de progresso musical promovido pelo BDMG Cultural vem se fortalecendo e se retroalimentando, com antigos jovens instrumentistas se tornando tutores dos novos contemplados, assim como sendo vencedores dos prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo.

No momento atual da sociedade brasileira, onde vemos a esperança participar novamente do nosso dia-a-dia e o meio cultural começar a reagir depois dos impactos causados pelas tragédias dos últimos anos, é revigorante ver o nosso querido Prêmio BDMG Jovem Instrumentista atuante e se desenvolvendo. Agora em 2023, além do aumento do número de jovens premiados, ainda surgiu o incentivo para inscrição de músicos do interior do estado, o que revelou uma gama grande de talentos que talvez pela distância física da capital acabavam não podendo participar no passado.

Para nós, participar como jurados da edição deste ano é uma esperança que se renova. Sabemos o quanto esse prêmio impulsiona a carreira e o ânimo dos jovens músicos mineiros e comungar desse momento é uma honra para nós. Mas não foi uma missão fácil, mais de 50 candidatos se empenharam e disputaram as 12 vagas. Assistimos à apresentação de musicistas de toda a sorte de instrumentos, acompanhados por grupos excelentes ou com a bravura de fazer uma apresentação solo, e sendo alguns ainda muito jovens, mas já demonstrando o potencial de criar carreiras brilhantes no futuro. Infelizmente nem todos podem ser premiados, mas com certeza estão todos de parabéns pelo desejo e ação de participar desse prêmio e de seguir estudando após a premiação.

Agradecemos a Elizabeth Santos pelo convite para compor o corpo de jurados do Jovem Instrumentista e a todo o BDMG Cultural pelo incrível e singular trabalho que vem sendo realizado há tantos anos. Também estamos gratos pela oportunidade de colaborar com os colegas que formaram o júri, pela competência e generosidade na conclusão deste trabalho.

Aos músicos selecionados parabenizamos e desejamos que este seja somente um passo para uma longa carreira de sucesso. Aos que não foram selecionados, saibam que nossa tarefa não foi fácil… Não deixem de nos acompanhar neste renovar de esperança e sigam persistindo no belíssimo trabalho que estão fazendo!

Belo Horizonte, 19 de julho de 2023

Sofia Leandro, Eneias Xavier e Lucas Telles
Comissão de seleção do Jovem Instrumentista