Comunidades possíveis
01 Ago 2023 |

Comunidades possíveis

Carta da comissão de seleção do LAB Cultural 2023

O LAB Cultural tem se tornado umas das principais residências artísticas culturais em Minas Gerais, acolhendo artistas diversos, de múltiplas vertentes, abrangendo não apenas as linguagens artísticas, mas também incentivando diversas possibilidades de integração comunitária. No momento atual, onde a esperança se renova e a cultura se recupera dos efeitos causados pelas tragédias anteriores, é revigorante testemunhar iniciativas que permitem criações artísticas coletivas e comunitárias.

Ao longo dos últimos quatro anos, a residência artística do BDMG Cultural tem desempenhado um papel de grande impulso no desenvolvimento das mais celebradas formas de arte em Minas Gerais. Inúmeros artistas proeminentes e atuantes na atual cena artística do estado têm sido agraciados com um valioso intercâmbio de experiências ao interagir com residentes e provocadores. Essa troca tem se mostrado fundamental, pois mais de sessenta artistas foram beneficiados, gerados em novas experiências e um enriquecimento mútuo de conhecimentos.

Fazer parte da comissão de seleção desta edição é um marco significativo em tempos em que a cultura desempenha um papel essencial na experiência e criação de diversas visões de mundo. Reconhecemos o impacto positivo dessa residência na trajetória e motivação de artistas de Minas Gerais, e é uma grande honra participar deste momento. Contudo, integrar a banca de seleção não foi uma tarefa simples, pois analisamos diversas propostas com abordagens distintas para fomentar e vivenciar “Comunidades Possíveis”. Parabenizamos todos os participantes pelo desejo de fazer parte desta quarta edição.

Nutrir o sonho real de vivenciar “Comunidades Possíveis” é tão utópico quanto a realidade de sonhos que se afastam de cada subjetividade por inúmeros atravessamentos. Agora, estamos diante de um grande círculo que engrenam vivências e experiências, alinhados numa rota sem forma, lindamente escurecida por suleamentos e novas realidades. As “Comunidades Possíveis”, elas não são inventadas, são vividas e tão reais que parecem sonhos. Sonhemos juntos uma realidade revolucionária, cotidiana e processual, uma COMUNIDADE POSSÍVEL. Um passo de cada vez, um sonho por dia e sempre o dia por completo.

Expressamos nossa sincera gratidão do BDMG Cultural, representado na pessoa de Larissa D’arc, pelo convite para integrar a comissão de seleção do programa. Reconhecemos com direitos o notável trabalho realizado com dedicação, empenho e maestria, compreendendo a cultura das trocas exercidas em uma residência e seu poderoso impacto na trajetória de diversos artistas.

Para os selecionados, desejamos que esta seja apenas mais esta etapa de uma longa e bem-sucedida carreira. Aos que não foram selecionados encorajamo-los a perseverar com dedicação e paixão, pois sabemos que o talento e a criatividade que demonstram são instrutores. Acredito que suas jornadas artísticas ainda trilharão caminhos magníficos, e oportunidades abundantes surgirão para que possam brilhar intensamente.

Lembramos a todos que o processo de seleção pode ser desafiador, mas cada participante possui um papel relevante no cenário artístico. Que essa experiência sirva como uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento, enriquecendo ainda mais o panorama cultural de Minas Gerais. Sigamos juntos, valorizando o potencial criativo de cada artista e fortalecendo a arte e a cultura em nossa comunidade. Sejam sempre bem-vindos para contribuir e compartilhar suas inspirações, pois cada jornada artística é única e tem um impacto valioso no mundo ao nosso redor.

Belo Horizonte, 01 de agosto de 2023

Froiid, Glicéria Tupinambá, Júlia Tizumba e Nando Zambia