Acervo Biblioteca

Estudos sobre Belo Horizonte e Minas Gerais nos trinta anos do BDMG Cultural

Caio César Boshi (Org.), Eliana de Freitas Dutra (Org.)
BDMG Cultural
2018

Fundado em 1988, quando a Constituição Federal consagrou o direito à cultura, ao longo de três décadas o Instituto Cultura do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) construiu importantes políticas e programas de incentivo e fomento às artes produzidas pelos mineiros. Inspirado também por outra de suas missões, qual seja, a de gerar conhecimento, reflexão e crítica sobre territórios em que atua, o BDMG Cultural oferece, agora, ao público, esta obra de referência, que enriquece e atualiza o repertório ensaístico sobre Belo Horizonte e Minas Gerais.

Rogério Faria Tavares
Presidente do BDMG Cultural entre junho de 2017 e maio de 2019.

Caio César Boshi (Org.)

É licenciado em História (UFMG) e doutor em História Social (USP). Professor titular de História do Brasil da UFMG (aposentado) e Professor Titular do Departamento de História de PUC Minas. Entre 1990 e 2009, foi professor convidado e leitor em História do Brasil na Universidade de Lisboa e na Universidade do Porto. É membro da Academia Mineira de Letras, da Academia Portuguesa de História e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Eliana de Freitas Dutra (Org.)

É professora titular aposentada e professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG; vice-presidente do International Committee of Historical Sciences; pesquisadora do CNPq, doutora em história pela USP; tem pós-doutorado na École des Hautes Études em Sciences Socialies (EHESS) na França; é autora de O Ardil Totalitário – Imaginário Político no Brasil dos anos de 1930 (2012, 2º edição), Rebeldes Literários da República (2005), entre outros livros e artigos; é organizadora de várias coletâneas.