Sonhos, desafios e esperança
09 Jul 2021 |

Sonhos, desafios e esperança

Leia a carta da comissão de seleção do programa Jovem Instrumentista BDMG 2021

Um ano de confinamento, um ano da segunda maior tragédia sanitária ocorrida no Brasil, desde 1500, quando a população originária foi vítima epidêmica, de uma  guerra biológica contra os invasores. Um ano em que a medida é a subtração da vida. Um ano em que todos os aspectos da vida social sofreram transformações, na mesma medida em que a própria transformação da vida estava em curso.  

A música, como prática coletiva, ligada ao ritual comum, à partilha do tempo-espaço, seja terreiro, aldeia, rua, coreto, roda ou palco, ou como possibilidade de encontro e devaneio, tornou-se impossível de acontecer.  

Nessa conjuntura de dor e incertezas, e do desafio diário que cada qual tem vivido, o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG, abre uma janela para a escuta do trabalho de cada músico e se apresenta como um campo de possibilidade na realização de sonhos futuros em torno do desejo de ser e fazer de cada um desses artistas.  

Um acontecimento que mobilizou os sentidos, o desejo e a esperança de aprofundamento nos estudos musicais, de ter o professor dos sonhos, de poder tocar e, principalmente, ter condições materiais para isso. 

Foi incrível escutar a potência transformadora em cada uma das gravações e perceber uma geração de músicos muito talentosa. Principalmente naquelas em que o desafio da criação tornou transparente o modo de se estar no mundo. E foi igualmente tocante escutar algumas das justificativas de escolha dos repertórios, recortes de vidas atravessadas pela pandemia. A escolha dos 10 selecionados ao prêmio foi tarefa difícil e feita com escuta cuidadosa da ação musical e tudo que ela  carrega consigo. 

Ainda há pela frente muitos desafios no que diz respeito ao sintoma das normatividades, percebidas nas inscrições. Sejam elas ligadas ao gênero, à racialidade, escolhas de repertório e da própria predominância de alguns  instrumentos. 

Celebramos esse encontro, parabenizando o BDMG Cultural, que há muitos anos é casa que acolhe, apoia e potencializa a música produzida em Minas.  

Aos premiados, desejamos um excelente percurso de aprendizagem e crescimento. Aos que, desta vez, não foram selecionados, esperamos nos encontrar nas próximas edições do prêmio.  

Parabéns a todos os participantes! 

Hellem Pimentel, Marcela Nunes e Marco Scarassatti
Comissão Julgadora do Jovem Instrumentista 2021