Finalistas do 21º Prêmio BDMG Instrumental
27 Abr 2022 |

Finalistas do 21º Prêmio BDMG Instrumental

Conheça os instrumentistas que participarão da etapa final da premiação no final de maio

No último dia 11 de abril, o BDMG Cultural divulgou o resultado dos instrumentistas classificados para a finalíssima do 21º Prêmio BDMG Instrumental, que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de maio no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. 

A comissão de ​​seleção deste ano foi formada pela violonista Cláudia Garcia, pelo artista sonoro Marco Scarassatti e pelo músico Thiago Delegado. Leia a carta pública do júri.

O 21º Prêmio BDMG Instrumental vai contemplar quatro vencedores com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows em Belo Horizonte e São Paulo, no projeto Instrumental Sesc Brasil. Na finalíssima, também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes.

Conheça os finalistas

DANIEL SOUZA
Natural de Belo Horizonte, Daniel Souza é guitarrista, professor e compositor. Ingressou no curso de Música na UFMG em 2018. O músico mineiro também foi um dos selecionados no concurso BDMG Jovem Instrumentista (edição de 2018) e, no mesmo ano, prestou o vestibular para guitarra/violão na Universidade de Música Popular: Bituca. O jovem músico apresentou seu trabalho autoral, intitulado “Serôdia em Minas”, em vários espaços culturais e festivais importantes. 

DUO RODRIGO MENDONÇA E FLÁVIO DANZA
A dupla nasceu em meados de 2021, fruto da afinidade musical e da necessidade dos dois artistas de externalizar sua arte através de uma paixão em comum: a música instrumental brasileira. A partir de uma imersão criativa realizada em meio à pandemia começaram a surgir as primeiras composições inéditas do duo, traduzidas em arranjos para violão de 7 cordas e flauta transversal. Ainda em 2021 o projeto musical se consolidou com o lançamento do show “Dois Rios”, gravado ao vivo no Teatro Benigno Gaiga Urca em Poços de Caldas e lançado em áudio e vídeo nas plataformas digitais. Atualmente o Duo segue com a circulação do show do seu primeiro trabalho, além de cuidar da pré-produção do seu segundo álbum com previsão de lançamento para o final de 2022.

EZEQUIEL PIAZ
Compositor, violonista, multi-instrumentista, arranjador, produtor e educador musical. Com quatro CDs gravados, já tocou em mais de 20 países na Europa, Ásia e América do Sul, o músico vive em Berlin-Alemanha desde 2003. Atualmente seu projetos são: Turnê Ibermúsicas 2019 – Costa Rica – Panamá; Concertos Europa – 2019; DVD gravação na Alemanha – 2019; Concerto Autoral para Violão e Orquestra; Songbook autoral; Vídeo Documentário para TV e Cinema: “Origens do Violão Brasileiro – O cego Levino”.

JAIMINHO SILVA
Natural de Belo Horizonte, é cantor, pianista e compositor e multinstrumentista. É responsável pelo Quarteto Jazz Rotatória, projeto de jazz contemporâneo brasileiro que apresenta a mistura da produção contemporânea influenciada por grandes artistas mineiros, como Toninho Horta e Milton Nascimento.

LUCAS LADEIA
Natural de Belo Horizonte, Lucas Ladeia é integrante dos grupos Toca de Tatu e Assanhado Quarteto. Há mais de 14 anos na carreira musical, desde o princípio da mesma desenvolve atividades didáticas, lecionando diversos instrumentos, sobretudo o cavaquinho, seu instrumento principal, bem como a teoria musical. Nos últimos anos tem se destacado como compositor e arranjador, com trabalhos próprios e em parceria com os companheiros dos grupos. Seu livro didático “Cavaquinho em Todos os Tons”, obra fruto de sua pesquisa de mestrado, deve ser lançado ainda em 2020.

MAKELY KA
Makely Ka é um artista ousado, conectado com as questões contemporâneas e ao mesmo tempo em profundo diálogo com as tradições. O primeiro trabalho solo veio em 2008 com “Autófago” e em 2014, lançou o álbum “Cavalo Motor”. Suas composições se destacam sempre por uma verve crítica, ousada e irônica, sem perder o humor inteligente, assim como em suas performances nos palcos. É o fundador da Cooperativa da Música de Minas – Comum e representante do Estado nas instâncias governamentais, onde trabalha pela implantação de políticas públicas para o setor musical do país. Foi gravado também um DVD no Teatro Bradesco em Belo Horizonte, em fase de finalização, que conta com a participação das cantoras Ná Ozzetti, Titane e Suzana Salles e do percussionista Décio Ramos.

NARA PINHEIRO
Nara Pinheiro é musicista e compositora natural de Minas Gerais. Participa como flautista e cantora em diferentes projetos realizando apresentações em festivais, teatros e casas de shows por cidades do Brasil e mundo afora. É mestranda em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bacharel em flauta transversa pela Universidade Federal de Juiz de Fora e formada em flauta transversa pela Bituca – Universidade de Música Popular. Foi premiada com importantes títulos de musica erudita e popular para instrumentistas em Minas Gerais, como Jovem Musico BDMG e Jovem Instrumentista BDMG. Atua como professora de flauta transversa no Conservatório Estadual de Música em Juiz de Fora/MG desde 2019.

SAMY ERICK
Guitarrista, violonista, pesquisador e diretor musical mineiro. Formou-se em violão na UEMG. Em outubro de 2020, defendeu sua dissertação de mestrado dentro do programa de Pós-Graduação da UFMG. Em 2014, foi um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental, levando dois prêmios: melhor apresentação e melhor arranjo. Em 2018, seu álbum autoral,”Rebento”, ganhou o Prêmio Marco Antônio Araújo, pelo BDMG Cultural, como melhor disco instrumental de Minas Gerais.

SILAS PRADO
Silas Prado é saxofonista e flautista que Iniciou-se no mundo da música aos 10 anos na banda de música da cidade de Francisco Dumont, no Norte de Minas. Seu primeiro instrumento foi o trombone. Posteriormente, aos 18 anos, começa a trabalhar em Belo Horizonte e a se fixar como saxofonista. Prado é Mestrando em música pela UFMG, Bacharel em Música Popular (2020 – UFMG) e também formou na BITUCA (2016). Hoje, Silas faz parte de projetos importantes e inovadores dentro da cena musical afro mineira como Babadan Banda de Rua, Pajé a Nave, Acauã Ranne e Juventino Dias Quinteto.

ULISSES LUCIANO
Bacharel em música popular pela UFMG, é natural de Recife-PE. Escolhendo Belo Horizonte como sua nova casa desde 2010, tem atuado como trompetista e arranjador na cena instrumental mineira.Participou como trompetista dos seguintes grupos: Juarez Moreira Septeto, Jazz Mineiro Orquestra” Nivaldo Ornelas, quinteto Metais Gerais, Bigband Happy Feet Jazz Band, MG Bigband, Ultra Jazz Big Band, Orquestra Opus e Grupo Senta Pua Gafieira.

WALLACE GOMES
Violonista, arranjador e compositor natural de Belo Horizonte. Em 2005/2006 iniciou seus estudos sistemáticos com o professor André Siqueira e frequentou as aulas de música do Espaço Arena da Cultura. Em 2006, começou a se apresentar profissionalmente como violonista. Em 2011 iniciou o curso de Música (Licenciatura) na Universidade Federal de Minas Gerais e em 2012, buscou aprimorar os estudos no exterior na Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2014, retornou ao Brasil e retomou os estudos em música na Universidade Federal de Minas Gerais, concluindo seu curso em 2015. Wallace Gomes lançou seu primeiro single “Teu Lugar” nas plataformas digitais em setembro de 2020, arranjado e produzido por ele. 

WELLINGTON GAMA
Idealizador do grupo Wellington e Regional Fogo na Roupa, criado em 2017 no intuito de fortalecer o estudo e a prática do choro em Uberlândia e região. Ao longo de sua trajetória participou e promoveu inúmeros eventos voltados ao choro e suas vertentes. Em 2010 gravou o DVD Curso de Cavaquinho pela Edon e ministra aulas particulares de cavaquinho e bandolim. Wellington realiza oficinas e palestras com a temática “choro” e participa ativamente de grupos musicais diversificados. Em 2021 foi contemplado pelo edital RespirArte da Funarte, apresentando duas de suas composições autorais e inéditas ao lado do grupo Wellington e Regional Fogo na Roupa. Também no ano de 2021 produziu e idealizou o “IV Festival Uberlândia tem Choro”.