Artes Visuais

Apaixonados pela prática da gravura expõem na Galeria de Arte BDMG Cultural


O BDMG Cultural recebe a exposição Itinerário de uma aposta coletiva, do coletivo Casagravada Ateliê & Escola de Gravura. A mostra apresenta xilogravura, gravura em metal e serigrafia. A exposição ficará aberta à visitação de 20 de maio a 21 de junho, com programação paralela desenvolvida pelos próprios artistas.

A exposição é resultado da união de artistas pela pesquisa da gravura. “A gravura precisa de espaço e maquinário, que custam caro. Então ela traz essa característica de formar coletivos. É normal que os artistas se unam. Por isso, a Casagravada nasceu, porque até então não havia espaço coletivo destinado a gravura em BH”, explica Carolina Mazzini, integrante do grupo.

Essa mostra, em especial, é um relato em forma de estampas do itinerário da aposta de um sonho, que só é possível ser realizado pela força da ação coletiva. Além de Carolina, o Casagravada é composto por Alessandro Lima, Ana Feria, Ana Kossoski, Betho Freitas, Eduardo Rosa, Gizelle Cândido, Luiza Pacheco, Jaider Laerdson, Rafael Casamenor e Tales Bedeschi. A exposição apresenta obras individuais, que expressam um pouco de cada artista na gravura do outro, que se contamina pela troca de experiências, técnicas e convivência. “Por mais que cada um tenha a sua poética, trabalhamos juntos. Então algumas vezes um dá ‘pitaco’ no trabalho do outro. Essa contaminação acontece por estarmos juntos há muito tempo”, afirma Carol.

Além dos trabalhos individuais, a exposição contará com uma obra inédita, criada para a Galeria de Arte BDMG Cultural, produzida com a técnica da xilogravura e com a participação de todos os artistas. A xilogravura consiste em fazer sulcos na madeira para proporcionar um contraste entre o claro e o escuro.

A Casagravada representa três anos de resistência, esforço e dedicação de onze gravadores, vários amigos e parcerias, e de uma iniciativa cultural independente, alimentada por artistas que produzem e divulgam a arte de gravar e imprimir. O ateliê, localizado na Avenida do Contorno, oferece aos frequentadores acesso aos meios para criação e produção em gravura metal, xilogravura, linoleogravura, serigrafia, alumiografia e offset. Além dos trabalhos dos artistas do coletivo, são expostas no ateliê obras de gravadores da capital e de outras localidades. 

Programação:

08/06 – Lançamento do catálogo + conversa com os artistas – 19h às 21h

09/06 – Visita monitorada com os artistas – 15h

10/06 – Oficina Monotipia – 14h às 17h – a partir dos 10 anos – R$30 

Inscrições: oficinacasagravada@gmail.com (a oficina é de responsabilidade do coletivo)


LIVRO DE VISITAS

Digite o valor em vermelho do CAPTCHA e ajude-nos a manter o nosso site livre de SPAM.



Saiba Mais

GALERIA DE ARTE BDMG CULTURAL

Rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes

Acesso gratuito

Diariamente, sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h / quinta-feira - horário estendido de 10h às 21h


Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Digite o valor em vermelho do CAPTCHA e ajude-nos a manter o nosso site livre de SPAM.



Assuntos


Institucional

Apresentação
Enquete
Equipe
Estatuto Social
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT